Para intender sobre como agir devemos entender primeiro o principio de liderança.
O líder é aquele escolhido por uma autoridade superior para coordenar o ministério, ou seja, existe nessa pessoa alguma qualidade a mais que o dirigente da sua igreja enxergou. Você como servo de Deus deve entender que não existe autoridade que não tenha sido autorizada por Deus mas toda habilitação para exerce-la vem somente de Deus, isso quer dizer que mesmo que algumas unções sejam questionáveis essa pessoa só vai conseguir exerce-la se Deus permitir.
Existem alguns tipos de erros que as lideranças cometem mas cada um deles tem um motivo cabe a você entender o porque das atitudes do seu líder e entender porque isso esta te incomodando.
Deus permite que alguns errem mesmo estando à frente do ministério porque todos somos seres humanos e estamos sujeitos a errar veja o rei Davi, um homem segundo o coração de Deus, mas também cometeu erros em sua vida. Outro ponto esta no incomodo que você esta sentindo, esse esta sendo porque seu líder esta errado ou você não concorda como ele dirige o ministério? Está incomodado com a forma que ele interage ou o seu líder esta agindo dessa forma somente com você? Nesse caso temos dois pontos, pode ser porque ele não gosta de você ou Deus estaria te testando para algo maior no futuro?
Queridos quando Deus começou a me capacitar para o meu ministério eu fui injustiçado, caluniado, envergonhado e ate acusado de ter roubado a igreja, mas nunca desanimei ou desisti sempre busquei saber o plano de Deus para mim. Não importa o que aconteça ou o porque você esta sendo incomodado com as atitudes do seu líder sempre se lembre que você não deve se revoltar contra seu líder pois certo ou errado ele é um ungido de Deus, se você sair do ministério por causa da liderança você vai estar agindo errado com Deus pois quem tem que resolver o problema com seu líder é Deus e você deixar o ministério que Deus confiou a você te faz tão errado quanto o que esta cometendo erros e se você for conversar com uma autoridade superior será uma espada de 2 gumes você pode ir denuncia-lo e sendo realmente a vontade de Deus tudo vai se sair bem mas se não for essa a vontade de Deus você vai estar ajuntando brasas sobre a sua cabeça então não tome nenhuma atitude precipitada antes de decidir como agir ore, jejue e busque de Deus uma resposta do que esta acontecendo e que atitude tomar mas nunca abandone o ministério de Deus pois se você agir desta forma você vai deixar Deus desfalcado na obra e não o seu líder no ministério, você pode estar enxergando erros no seu líder mas você não sabe a origem do problema, não se luta com os frutos do erro mas se procura em derrubar a raiz.
Mesmo que você se sinta injustiçado ou o ministério não esteja indo bem nunca o abandone sempre busque saber de Deus o que esta acontecendo e como ele quer que você se posicione. É importante saber se o problema é o seu líder ou você ou ainda se tem origem espiritual, Deus sempre revela o oculto aos que o amam mas para isso você precisa buscar a verdade com todo coração aberto para saber a causa do problema. Deus te abençoe te guie e abra os seus olhos para ver a luz no seu caminho e te guiar no ministério.
Caro irmão
ReplyDeleteO meu pastor que eu tanto admirava e respeitava, do nada ele começou a não dar muita importância pra mim, sempre inventando desculpas para poder não me atender, um dia encontrei com ele e pedi desculpa por algo que talves tenha feito, ele supostamente perdoou, mas senti ele dando uma risadinha bem fraquinha de deboche direcionada a esposa dele, passei por uma prova grande, parecia que o céu tinha desabado sobre mim e tinha tudo acabado, procurei ele e contei tudo o que aconteceu, ele não deu a mínima pra mim e nem avisou aos irmãos da igreja se tinha alguém que podia em parte solucionar meu problema e nem pediu as irmãs de oração que orasse por mim, ou seja, ninguém da igreja sabe o que aconteceu, até hoje ele passa por mim não fala comigo, nem liga pra dizer se já morri, varias pensei em deixar a igreja ir para outra, mas lá no fundo Deus fala para ficar, não consigo ver ele pregando lá em cima do púlpito que eu durmo, as orações dele já não tem mais valor pra mim, dentro do meu coração falta algo, uma liberação de perdão da parte dele para que eu vá, estou ferido por dentro não consigo olhar para outros pastores com alegria e amor, me sinto muito mal mesmo pela traição do meu pastor. Tudo que posto no face, parece que ele se incomoda e manda mensagens para parar de escrever este tipo de mensagens sobre "irmãos assassinos", "pastores gordos", e etc, mas não consigo, a minha dor é muito grande, enquanto ele não me pedir perdão não posso parar, e numa das mensagens falei sobre "pastores bajulados", ele ficou muito furioso com a mensagem e como resposta ele citou "não ajunte brasas sobre sua cabeça com esses comentários", tento parar mas não consigo.
Bom a questão pode ser depende do perfil Psicológico do seu Pastor. Tem Pastores que são Homens de Deus. Tem compromisso com o ´´Reino´´. Porem. São falhos como nos! Muitas vezes o seu Pastor não gosta de ser questiona. Gosta de ser admirado. Como se diz.: ´´Em Terra de Cego Quem Tem um Olho é Rei!´´.
DeletePode ser que o seu Pastor esteja seguindo o ´´Evangelho Segundo Mamom´´. Se for. Ele ira apenas se preocupar com a ´´parte fácil!´´. Não vai querer ´´membros com problemas Espirituais´´. ´´Financeiros ou ETC´´.
Por isso que o ´´problema´´ que você esteja passado. Pode ser o mesmo que o meu! Ou de milhares de pessoas. O pior é nos ´´confiamos´´ as nossas vidas. A Homens. Que estão mais preocupados em ´´crescer´´. Pensam na ´´Lã é na Gordura´´. Se você sair de uma Denominação. Amanhã. Com certeza. Alguma ira te receber. Uma dica de ´´ouro´´ fique longe dos ´´Pastores´´ busque o ´´básico´´. Congregar. Dízimos é ofertas. Vai para casa. Se você começar a procurar o ´´Pastor´´ demasiadamente. Cheio de perguntas. Problemas Familiares ou Financeiros. Talvez. Ele comece a te ´´atacar!´´. No Púlpito da Denominação. Se prepare. Ele ira lutar para tirar da ´´Denominação!´´.
As pessoas costumam olhar para os homens mais do que olhar para Deus, quando somos o lider agimos com os liderados como se eles devessem respeito as liderancas como respeitam a Deus e quando se trata de olhar para as liderancas esperamos o mesmo retorno como esperamos de Deus o problema esta no fato de sempre esperarmos resultados positivos e nao estarmos prontos para receber um resultado negativo, querido posso te afirmar com toda paz de espirito, nao sei o que aconteceu ha fundo mas faltou sabedoria de ambas as partes e no pouco que voce me informou verificasse mais um agir da carne do que atitudes no espirito, 2 corintios 2:9 O QUE OS OLHOS NAO VIRAO OS OUVIDOS NAO OUVIRAM E JAMAIS SUBIU AO CORACAO HUMANO E O QUE DEUS PREPAROU PARA OS QUE O AMAM. Ninguem que serve a Deus tem intuitos de machucar outra pessoa seja ele lider ou liderado. Deus esta tocando nos seus sentimentos para te ajudar a crescer e dar frutos, perdao nao e sentimento mas sim atitude, voce deve perdoar o seu pastor e no momento certo voce vai entender tudo e Deus vai tirar esse sentimento ruim do seu coracao , imagine se Deus ficasse com raiva e comessase a tomar atitudes baseadas nos nossos erros para com ele como seria? Um erro nao justifica outros, cada um responde individualmente diante de Deus por suas atitudes, o que seu pastor fez com voce ele vai responder diante de Deus assim como voce vai responder pelas suas atitudes , Deus e cura, amor , paz, etc ... mas ele tambem e JUSTO , por isso pessa perdao a ele pelas atitudes que voce vem tomando e busque cura nos seus sentimentos afinal guardar todo esse rancor nao vai te levar para mais perto de Deus e sim mais longe, nao posso fazer uma avaliacao critica sobre o que aconteceu com voce pois nao sei qual e a historia mas posso te dizer que se voce continuar a proceder errado justificando-se no que aconteceu com voce voce vai acabar sim ajuntando brasas sobre a sua cabeca mas se voce for humilde diante de Deus pedi perdao e buscar cura, todo pasado vai ser apagado e muitas coisas vao comecar a mudar na sua vida, a questao quanto ao seu pastor, diz respeito a Deus e voce cabe ser reto e limpo de coracao diante de Deus e ele vai enchugar suas lagrima.
ReplyDelete" DEUS ENCHUGA AS LAGRIMAS DAQUELES QUE LANCAM SOBRE ELE AS SUAS AFLICOES E ENFERMIDADES "
ReplyDeleteNao jogue sobre pessoas, internet, redes sociais, etc ... as suas dores pois eles nao podem enchugar suas agrimas somente Deus pode, voce realmente quer que Deus enchugue suas lagrimas ou o sofriento e mais forte para se apegar a ele ? sempre analize as situacoes do angulo de Deus nao do seu, nessa situacao nao tem certo ou errado somente conflito de comunicacao Deus nao te desamparou diante do seu problema, por isso nao desaponte Deus difamando pastores, profetas e todo tipo de servo de Deus pois uma coisa todos eles tem em comum um dia foram escolhidos por Deus independente de suas deformacoes.
Um grande abraco espero poder ter cido um instrumento de Deus pra voce e sempre estarei pronto para te ajudar. Deus te abencoe.
Concordo em tese! Meu pastor é Militar e insiste em empregar o regime militar no pulpito. Sou presbitero e não posso concordar com as atitudes errôneas que ele comete. Sei que ele está propício a erros, mas insistir no erro é tolice. Não aceita opiniões, somente as dele tem de prevalecer, em reuniões ele já trás as pautas definidas sem dar a oportunidade dos Diáconos discutirem. Em fim Tenho convicção que ele não exerce bem o Episcopado.
ReplyDeleteEntão pode sair de lá. Sem olhar para trás. Pastores mesmo ´´errados´´. Sem estudos. Ou conhecimento de Teologia é afins. Ele esta certo é você errado.
DeleteMuitas vezes. O melhor caminho é ir para ´´Congregar´´ é só!
Bem assim,esses tempo que estou cheio de problemas na escola,atividades amigos,sentimentos,ea minha ivr
ReplyDeleteCaro irmão
ReplyDeleteNão concordo, pois não é isso que diz o ensinamento da palavra.
Não há dúvida que nossos líderes espirituais merecem todo nosso respeito e confiança, e que devemos acatar a autoridade deles – enquanto, é claro, eles estiverem submissos à Palavra de Deus, pregando a verdade e andando de maneira digna, honesta e verdadeira”, mas que é necessário agir quando eles “se tornam repreensíveis” para evitar que erros maiores aconteçam: “Devem ser corrigidos e admoestados. Paulo orienta Timóteo da seguinte maneira, no caso de presbíteros (bispos/pastores) que errarem: ‘Não aceites denúncia contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas. Quanto aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os demais temam’ (1Tim 5:19-20)”
Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar; pelo contrário, para vos admoestar como os filhos meus amados. Porque, ainda que tivésseis milhares de preceptores em cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em cristo Jesus. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores” (1cor 4:8-17).
Por que é que eu não encontro nesta queixa de Paulo a repreensão, “como vocês ousam se levantar contra o ungido do senhor?” homens de deus, os verdadeiros ungidos por ele para o trabalho pastoral, não respondem às discordâncias, críticas e questionamentos calando a boca das ovelhas com “não me toque que sou ungido do senhor,” mas com trabalho, argumentos, verdade e sinceridade.
“não toque no ungido do senhor” é apelação de quem não tem nem argumento e nem exemplo para dar como resposta.
Irmãos não podemos concordar quando um pastor esta errado posso até suportar mas não aceitar. Davi não se levantou contra Saul porém Davi não deixou de confrontar Saul. O maior problema é qu muitos pastores so querem ler o vesiculo de Hebreus quando diz para nos abedecermos nosso lideres pastores, só que eles esquessem de ler Ezequiel 34 e as cartas de Pedro. Ai nós como ovelhas é que sofremos por causa da prepotencia agorancia soberba e falta de humildade de certos pastores
ReplyDelete